Monumento à Independência - Parque da Independência


O Monumento à Independência foi criado em 1922 como parte das comemorações do centenário da emancipação política brasileira. Em 1917, o Governo do Estado organizou um concurso, aberto à participação de artistas brasileiros e estrangeiros que apresentaram projetos e maquetes. O conjunto de maquetes foi exposto no Palácio das Indústrias. O meio cultural fez críticas à realização do concurso, à participação de artistas estrangeiros e à composição da comissão julgadora. O projeto vencedor foi o do artista italiano Ettore Ximenes, cuja aprovação não teve a unanimidade da comissão, que estranhou a ausência de elementos mais representativos do fato histórico brasileiro a ser perpetuado. O projeto de Ximenes foi então alterado, com a inclusão de episódios e personalidades vinculados ao processo da independência, tais como: a Revolução Pernambucana de 1817, a Inconfidência Mineira de 1789, as figuras de José Bonifácio de Andrada e Silva, Hipólito da Costa, Diogo Antonio Feijó e Joaquim Gonçalves Ledo, principais articuladores do movimento. O monumento, embora não concluído, foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, ficando completamente pronto somente quatro anos depois.

Fotos: Renata Souza de Castro
Postagem: Ravel Barbosa


A transformação no perfil urbano do bairro do Ipiranga deve ser analisada de maneira consciente, minimizando sempre os impactos ambientais e visando a importância da preservação do meio ambiente. As árvores têm grande importância na qualidade de vida, pois interferem no aspecto climático da região.
Uma das mais importantes áreas verdes do Ipiranga está no Parque da Independência. O Parque é um importante espaço público, ele tem grande contribuição na melhoria da qualidade de vida de seus frequentadores devido à grande quantidade de área verde que tem, além de proporcionar opções de lazer.



O bairro do Ipiranga foi palco do episódio da proclamação da independência do Brasil. Quem vê o Monumento à Independência, cria em sua mente uma cena totalmente heróica, mas entre falar como aconteceu, e estar lá para presenciar, há uma diferença muito grande, existem muitos boatos que contradizem a versão oficial.
No dia 7 de setembro de 1822, o Brasil formalizou sua independência em relação à metrópole portuguesa.
A pergunta que faço é: Somos realmente independentes?
Vemos que cada vez mais não só o Brasil como também todo mundo é dependente do EUA, todos nós somos cada vez mais dependentes, onde existem dividas eternas, onde um passo que o país der tem que pedir aos governantes americanos e em nada podemos passá-los se não já nos mandam frear. Mas e quando eles entram em nossas matas e extraem ervas, plantas, frutas que são usadas como remédios, e depois são vendidos por altíssimos preços no mercado internacional, inclusive para nós. Sabe-se disso, mas nada não é feito, tanto da parte de nossos políticos, quanto da nossa, cidadãos brasileiros, pois muitos não têm consciência de seus verdadeiros direitos.
















O que muitos não sabem é que no subsolo existe uma capela imperial, construída em 1952, com a finalidade de abrigar os restos mortais de D. Pedro e das imperatrizes Maria Leopoldina, arquiduquesa D'Áustria, e Maria Amélia de Beuharmais, duquesa de Leuchtenberg.

Fotos: Rodrigo Candido da Silva
Postagem: Rodrigo Candido da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário